Iniciativa sustentável no norte do país evitou a emissão de 2,67 toneladas de dióxido de carbono
Iniciativa sustentável no norte do país evitou a emissão de 2,67 toneladas de dióxido de carbonoEm 2018, o projeto Embrulha levou até aos clientes de 68 restaurantes do norte de Portugal 34. 663 embalagens, com capacidade para 360 gramas de bens alimentares. Nos recipientes, os consumidores colocaram um total de 12,72 toneladas de alimentos, evitando assim a sua ida para o lixo e a emissão de 2,67 toneladas de dióxido de carbono.

O projeto Embrulha concretiza-se através da disponibilização gratuita de embalagens biodegradáveis nos restaurantes, que são entregues aos clientes para que estes possam levar consigo as suas sobras alimentares. através desta iniciativa, pretende-se prolongar o tempo de vida dos alimentos e desmistificar questões culturais.

Entre os restaurantes que aderiram à iniciativa, 46 estão localizados no município do Porto, e 22 no município de Matosinhos. O projeto é desenvolvido pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) e pelos seus municípios associados.