Formação destinada ao clero da diocese de Leiria-Fátima também vai olhar para o «facto de os padres diminuí­rem» e refletirá sobre «medidas oportunas para preparar o futuro»
Formação destinada ao clero da diocese de Leiria-Fátima também vai olhar para o «facto de os padres diminuí­rem» e refletirá sobre «medidas oportunas para preparar o futuro»O acompanhamento dos fiéis divorciados a viver em nova união e a reestruturação da catequese da adolescência, são dois assuntos que vão estar em análise numa formação destinada ao clero da diocese de Leiria-Fátima, que vai decorrer em dois turnos – de 21 a 25 de janeiro e de 28 de janeiro a 1 de fevereiro – possibilitando assim que os sacerdotes da região se possam revezar, garantido os serviços pastorais.
O curso terá lugar na Casa Geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Linda-a-Pastora, Oeiras. Entre os participantes vai estar antónio Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima. Este ano, a formação vai decorrer sob o tema Dinâmica de liderança, escolha de colaboradores e a sua capacitação.
Um dos motivos que está na origem da temática que orientará o curso reside no facto de os padres diminuírem em número, tornando-se necessário discernir os sinais dos tempos atuais e tomar medidas oportunas para preparar o futuro, explica Jorge Guarda, vigário geral da diocese de Leiria-Fátima, em comunicado.
a jornada será orientada por João Pedro Tavares, presidente da associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (aCEGE), bem como por outros colaboradores do organismo. além das palestras, a iniciativa conta com momentos de oração e convívio, Eucaristias, aprofundamento espiritual, e uma tarde de passeio até Setúbal, com a celebração da Eucaristia na respetiva catedral.