Professor do ensino superior vai orientar a conferência «Definição de beleza ” é belo o bonito?», durante um evento promovido pela Igreja Católica no norte de Portugal
Professor do ensino superior vai orientar a conferência «Definição de beleza ” é belo o bonito?», durante um evento promovido pela Igreja Católica no norte de PortugalO 41. º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo arranca este sábado, 19 de janeiro, prolongando-se até ao dia seguinte, com anacleto Oliveira, bispo na diocese de Viana do Castelo, a inaugurar e a encerrar o evento. a iniciativa terá lugar no Centro Pastoral Paulo VI, e esta edição será conduzida pela temática a beleza da liturgia – Porta para a Evangelização.
Definição de beleza – É belo o bonito? e Evangelizar através da beleza da liturgia são dois temas a abordar em diferentes conferências. Entre os oradores estão João Manuel Duque, professor na Universidade Católica Portuguesa de Braga, Luís Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa, e Bernardino Costa, abade do Mosteiro de Singeverga, concelho de Santo Tirso.
Segundo anacleto Oliveira, é a (re)descoberta e vivência desta beleza da liturgia pela liturgia da beleza que o encontro pretende proporcionar aos participantes. Se queremos uma liturgia realmente participativa e evangelizadora, coloquemos no seu centro aquele que é a Beleza por excelência, o cerne do Evangelho, o Deus perante quem Santo agostinho exclamava: “Ó Beleza tão antiga e tão nova”, refere o prelado, numa nota dedicada ao encontro, designada a liturgia da beleza.