a estes juntam-se bispos de Lisboa, Bragança-Miranda, Guarda e Braga. Partem também jovens de Vila Real, Viseu e Viana do Castelo. Rumam ainda à américa Central elementos da Juventude Mariana Vicentina e das Equipas de Jovens de Nossa Senhora
a estes juntam-se bispos de Lisboa, Bragança-Miranda, Guarda e Braga. Partem também jovens de Vila Real, Viseu e Viana do Castelo. Rumam ainda à américa Central elementos da Juventude Mariana Vicentina e das Equipas de Jovens de Nossa SenhoraDados mais detalhados da Conferência Episcopal Portuguesa dão agora uma visão mais ampla sobre os participantes portugueses na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá. O evento vai contar com a presença de 300 portugueses de 12 dioceses e seis congregações/movimentos, aos quais se juntam seis bispos e 30 voluntários.
Vão rumar à américa Central cristãos da dioceses do algarve, aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. a JMJ vai também contar com a participantes ligados aos Salesianos,Caminho Neocatecumenal, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Juventude Mariana Vicentina, Schoenstatt e Focolares.
Entre os bispos participantes estão Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família e bispo auxiliar de Lisboa, José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, Manuel Felício, bispo na diocese da Guarda, Nuno almeida, bispo auxiliar de Braga, e Virgílio antunes, bispo em Coimbra.
O habitual encontro entre os jovens portugueses está agendado para aproxima sexta-feira, 25 de janeiro, e terá lugar na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes. Caberá a Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, orientar a catequese, revelam os serviços de comunicação do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), adiantando que este encontro contará também com um momento de reconciliação.
De acordo com o Comité Organizador Local (COL) da 34. a edição da Jornada Mundial da Juventude, é aguardada a presença de 200 mil jovens de 155 países, onde estão incluídos 1000 jovens indígenas dos cinco continentes. a JMJ vai decorrer entre os próximos dias 22 e 27 de janeiro. Será a primeira vez que este evento se concretizará na américa Central.