O espetáculo vai decorrer de uma forma «muito informal», com o público a rodear as crianças e jovens que vão estar ao centro da sala
O espetáculo vai decorrer de uma forma «muito informal», com o público a rodear as crianças e jovens que vão estar ao centro da salaO Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, vai acolher o concerto Do movimento brota a música, no próximo dia 20 de janeiro, a partir das 17h00. O espetáculo conta com entrada gratuita e será dinamizado pelos elementos da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa (CIUL). O momento musical será o resultado uma formação que terá lugar nesse fim-de-semana, durante a qual os dois coros irão partilhar experiências e reportório, e trabalhar pormenores ligados ao movimento associado ao som e à percussão corporal, explicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Esperamos que seja um momento muito agradável, tanto para os coros como para o público, até porque o concerto irá funcionar de uma forma muito informal, com o público a rodear os cantores, que estarão no meio da sala, criando assim um espaço intimista que, esperamos, apele à participação de todos, revela Paula Pereira, maestrina que dirige a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima. De acordo com a responsável pela Schola Cantorum, o propósito da formação passa por promover o movimento na música, para que, colocando todo o seu corpo no processo de cantar, os coralistas se possam libertar da timidez e melhorar a projeção vocal.
O programa do encontro tem início no sábado, 19 de janeiro, com a troca de experiências, e com momentos de convívio e de partilha. O dia de sábado culmina com um jantar convívio, após o qual os elementos do CIUL irão pernoitar nas casas dos pais da Schola Cantorum. No dia seguinte, acontece a formação, onde irão ser trabalhadas peças do repertório da Schola Cantorum, e outras que irão ser interpretadas de forma conjunta, em termos de movimento, para que o processo de cantar seja ainda mais eficaz. a apresentação será o resultado desse trabalho, explica Paula Pereira.
Criada em outubro de 2003, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima é o coro infantil e juvenil do Santuário de Fátima, que conta atualmente com a participação de cerca de 35 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os sete e os 20 anos. Por sua vez, o Coro Infantil da Universidade de Lisboa fez a sua primeira apresentação pública em junho de 2005, e conta com 140 crianças e jovens, dos seis aos 18 anos. a formação musical é dirigida pela maestrina Erica Mandillo, fundadora do coro e responsável pela formação que terá lugar em Fátima.