O fórum vai analisar, a partir da Cova da Iria, o contributo das bibliotecas eclesiásticas para «conhecer Deus, o ser humano e o mundo»
O fórum vai analisar, a partir da Cova da Iria, o contributo das bibliotecas eclesiásticas para «conhecer Deus, o ser humano e o mundo»O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, vai acolher as Jornadas de Biblioteca do Santuário de Fátima no próximo dia 9 de fevereiro, entre as 09h15 e as 17h30. a iniciativa vai decorrer sob o tema Bibliotecas eclesiásticas e conhecimento humano, procurando explorar o papel destas instituições como ferramenta para conhecer Deus, o ser humano e o mundo, referem os serviços de comunicação do templo mariano.

as jornadas vão debruçar-se sobre a importância das bibliotecas para a formação das elites eclesiásticas, vão olhar para a “livraria” do Convento da arrábida e também para a Biblioteca do Santuário de Fátima. Também em destaque vai estar a “biblioteca literária” de Fátima.

Entre os oradores encontram-se Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos da mesma instituição, Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Márcia Oliveira, da Universidade do Minho, e aurélia Ionel, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre outros. a iniciativa é dinamizada pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, através do seu Serviço de arquivo e Biblioteca. as jornadas são de participação livre, mas carecem de inscrição.