Centenas de jovens europeus decidiram atravessar o Oceano atlântico de barco para poderem participar na jornada da juventude. O percurso dos franceses durou cinco meses. Os polacos contam com mais de dois meses de viagem
Centenas de jovens europeus decidiram atravessar o Oceano atlântico de barco para poderem participar na jornada da juventude. O percurso dos franceses durou cinco meses. Os polacos contam com mais de dois meses de viagemaproxima-se o final de mais de dois meses de viagem para cerca de 150 jovens polacos, que se encontram a bordo do veleiro Dar mlodziez (Presente da juventude, em português), rumo ao Panamá, para participarem na próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). a viagem teve início a 11 de novembro, com o número de jovens a bordo a variar entre os 150 e os 170, uma vez que alguns participaram apenas das primeiras etapas da viagem, e outros embarcaram a meio do percurso.

MichaÅ‚ Siennicki, sacerdote missionário polaco, é um dos passageiros e capelão do Dar mlodziez. Muitas pessoas pediram o sacramento da confissão e muitas participaram da missa todos os dias. Foi uma boa oportunidade para testar a minha disponibilidade, a possibilidade de proclamar a Cristo, disse o religioso, citado pelos serviços de comunicação do Vaticano.

Os jovens polacos não foram os únicos a decidir desbravar o mar para participarem na JMJ. Trinta e dois jovens partiram também de França, em três embarcações, empreendendo uma viagem que durou cinco meses. Os jovens aproveitaram a viagem para passar por Santiago de Compostela, em Espanha, e também pelo Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, onde colocaram o sucesso da viagem nas mãos da Virgem Maria, indica o portal Vatican News. O evento mundial arranca a 22 de janeiro.