Programa «Idoso isolado» vai bater à porta dos seniores residentes na Quarteira, registar as suas maiores necessidades, e criar uma rede de voluntariado para dar resposta às carências desta população
Programa «Idoso isolado» vai bater à porta dos seniores residentes na Quarteira, registar as suas maiores necessidades, e criar uma rede de voluntariado para dar resposta às carências desta populaçãoCom o objetivo de responder da melhor forma possível aos desafios do envelhecimento, a população com mais de 65 anos de idade, que vive isolada geográfica e socialmente em Quarteira, no concelho de Loulé, vai ser sinalizada e verá as suas maiores necessidades identificadas, no âmbito do projeto Idoso isolado.
a iniciativa tornará possível uma resposta centrada nas reais necessidades dos mais velhos, procurando minimizar precocemente algumas situações de risco, explicam os serviços de comunicação da Junta de Freguesia de Quarteira, responsável pelo projeto.
a concretização deste programa engloba a realização de questionários porta a porta. Depois dessa fase, as carências registadas serão comunicadas aos parceiros do projeto, entre os quais de encontram Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da rede social da freguesia, associações não-formais e entidades oficiais.
É ainda um objetivo do programa proceder à criação de uma rede de voluntários da comunidade, que seja capaz de apoiar algumas destas pessoas com atividades simples, como por exemplo ir passear ao jardim, ao calçadão, acompanhar à farmácia ou somente, e tão importante, fazer companhia e conversar.