Presidente da Comunidade Vida e Paz pede aos moradores da capital portuguesa para darem conta de cidadãos que se encontrem em «grande exposição ao frio»
Presidente da Comunidade Vida e Paz pede aos moradores da capital portuguesa para darem conta de cidadãos que se encontrem em «grande exposição ao frio»O frio que se faz sentir em Portugal está na origem da entrada em vigor de um plano de contingência em favor das pessoas que vivem sem-abrigo na cidade de Lisboa. a medida conta com a colaboração dos elementos que formam as equipas de rua da Comunidade Vida e Paz (CVP), que vão procurar motivar os que se encontram desprotegidos a acederem aos centros de alojamento abertos para o efeito, ou, no mínimo, a protegerem-se nalgumas das estações de metro que também vão estar disponíveis, explica Henrique Joaquim, presidente da CVP.
O responsável pede à população da capital portuguesa para informar a CVP ou o município sobre a existência de pessoas que possam estar numa grande exposição ao frio. Numa tentativa de atenuar os efeitos das baixas temperaturas, as equipas de rua da Comunidade Vida e Paz têm procedido a um reforço da distribuição de agasalhos e mantas, além das refeições, para as pessoas que acompanha todas as noites, explicou Henrique Joaquim, em declarações à agência Ecclesia.
O Plano de Contingência para as Pessoas Sem-abrigo Perante o Frio, da Câmara Municipal de Lisboa, é ativado esta quarta-feira, 9 de janeiro, às 17h00, com o município a abrir o Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, permitindo assim que os cidadãos que vivem sem-abrigo possam aí passar a noite, tomar refeições quentes e conseguir vestuário apropriado ao frio.
até que a fase amarela do plano de contingência municipal seja desativada, as estações de metro do Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa apolónia vão estar continuamente abertas. Estão também de portas abertas o Centro de abrigo da Graça, o Centro de alojamento do Beato, e o Centro de alojamento de Xabregas.