Romeiros das ilhas açorianas começam a participar nos encontros de espiritualidade destinados à preparação de uma tradição centenária que envolve comunidades inteiras durante o período quaresmal
Romeiros das ilhas açorianas começam a participar nos encontros de espiritualidade destinados à preparação de uma tradição centenária que envolve comunidades inteiras durante o período quaresmalCom o objetivo de preparar a tradicional romaria quaresmal, nos açores, os membros do Rancho de Romeiros do Santuário de Nossa Senhora da Conceição vão deslocar-se àquele templo mariano, na Serrata, no próximo sábado, 12 de janeiro, onde, a partir das 15h00, se vão envolver num encontro de espiritualidade. a iniciativa ganhará forma através da dinamização das conferências O batismo do Senhor e Pregação de João Baptista, que serão orientadas por Herminio Mendes, sacerdote, e por João Pires, reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres.
Por sua vez, os elementos da associação Movimento de Romeiros de São Miguel, vão promover o seu retiro anual de preparação para as romarias a 27 de janeiro, na Escola Básica e Integrada Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande, com o tema a espiritualidade do romeiro – Evangelizador em missão. O encontro é destinado a todos os romeiros, e será dinamizado por José Júlio Rocha, doutor em Teologia Moral e prefeito de estudos no Seminário Episcopal de angra. a iniciativa contará com a presença de Dionísio Costa, um romeiro da diáspora açoriana, que se debruçará sobre a Espiritualidade e vivências cristãs no seu dia-a-dia. ambos os retiros chegarão ao fim com a celebração de uma Eucaristia.
as romarias quaresmais arrancam a 9 de março, primeiro sábado da Quaresma, e estendem-se até quinta-feira santa, 18 de abril, informa o portal “Igreja açores”. Próprias de São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos açores, as romarias levam todos os anos às ruas 55 ranchos, envolvendo cerca de 2500 romeiros, também oriundos da diáspora e de Portugal continental.
as romarias de São Miguel perfazem 500 anos em 2022e detêm uma dimensão comunitária, envolvendo centenas de pessoas, que facultam meios para a pernoita e alimentação dos romeiros. De acordo com tradição, as romarias quaresmais surgiram na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI. as romarias realizam-se também nas ilhas Terceira e Graciosa.