ateliês artísticos nos açores pretendem levar os participantes a refletir sobre a «dimensão transcendente» da vida
ateliês artísticos nos açores pretendem levar os participantes a refletir sobre a «dimensão transcendente» da vidaartistas, profissionais e amadores preparam-se para dinamizar workshops de poesia, música, moda e design, dança, escultura, teatro, cinema e pintura mural, em Fenais da Luz, nos açores, no próximo dia 13 de janeiro. as dinâmicas dão forma à segunda edição da Oficina de arte e mística cristã, que leva os participantes a vivenciar a espiritualidade cristã através da criação artística. a iniciativa não está dependente de inscrição, e é destinada a todos quantos residem na ilha de São Miguel e que se sentem atraídos pela figura de Jesus Cristo.
Numa época em que se busca mais espiritualidade que religião, a arte manifesta-se como o caminho ideal para dar expressão à dimensão transcendente, referem os organizadores do evento, em comunicado, adiantando que a atividade artística permite uma melhor redescoberta da mensagem bíblica, possibilitando um acréscimo de alegria e beleza, liberdade e sentido, verdade e bondade. a arte tem o condão de, mediante a intuição e o diálogo, unificar o saber diversificado e fragmentado pela cultura recente. O atual interesse pelo belo, inclusivamente no cristianismo, tem possibilitado um novo encantamento da existência, abrindo-a a uma cultura de solidariedade e conduzindo-a para além dela mesma: para o mistério divino, acrescentam os organizadores.

a Oficina de arte e mística cristã é dinamizada pela equipa diocesana da Pastoral da Cultura dos açores e conta com o apoio da junta de freguesia local. O evento será uma ocasião para prestar homenagem ao venerável padre Bartholomeu do Quental (1626-1698), natural dos Fenais da Luz e mestre na arte da palavra.