O contributo solidário foi anunciado pelo cardeal antónio Marto e será utilizado para prestar apoio às vítimas da catástrofe natural na Indonésia
O contributo solidário foi anunciado pelo cardeal antónio Marto e será utilizado para prestar apoio às vítimas da catástrofe natural na Indonésiaantónio Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, deu conta de um primeiro contributo do Santuário de Fátima de 15 mil euros para apoio solidário às populações atingidas pelo tsunami na Indonésia. O purpurado revelou esta oferta na Cova da Iria depois de apresentar a peregrinação em Igreja como uma forma de caminho em direção à plenitude, solidário com as alegrias e dores da humanidade.
as palavras do cardeal foram proferidas na última noite de 2018, durante uma Eucaristia de ação de graças pelo ano que chegou ao fim. a celebração foi uma ocasião para o cardeal dar realce à urgente atualidade da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, data celebrada a 1 de janeiro.
a mensagem dirige-se a todas as pessoas inquietas, sejam cidadãos ou exerçam um mandato. a responsabilidade pela paz diz respeito a todos. Não se constrói só com cimeiras políticas, a partir de cima. Devemos construí-la todos juntos como cidadãos, a partir de baixo, com a palavra, o diálogo, a salvaguarda do direito, a reconciliação; uma paz a viver como relação de respeito para com o próximo, para com os mais frágeis e pobres e para com o planeta que é a nossa casa comum, disse antónio Marto.
após a Missa, que teve lugar na Basílica da Santíssima Trindade, iniciou-se umaprocissão rumo à Capelinha das aparições, onde foi recitado o terço, seguido de consagração a Nossa Senhora e gesto de Paz. Os sinos da torre da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima repicaram à meia-noite e, após a vigília de oração, os peregrinos presentes reuniram-se num momento de confraternização na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, onde o Santuário ofereceu um chá, indicam os serviços de comunicação do templo mariano.