O Município de albergaria-a-Velha integra agora parte de um projeto que pretende levar idosos e pessoas com deficiência a superar a exclusão digital em que possam estar “mergulhados”
O Município de albergaria-a-Velha integra agora parte de um projeto que pretende levar idosos e pessoas com deficiência a superar a exclusão digital em que possam estar “mergulhados”Com o objetivo de fomentar a inclusão digital de cidadãos com maiores dificuldades para aceder às novas tecnologias, o projeto Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID), vai passar a estar a estar vigente em albergaria-a-Velha. a iniciativa deverá abranger, sobretudo, os mais velhos e pessoas com deficiência, privilegiando as dinâmicas de cooperação intergeracional.

através deste projeto pretende-se igualar o acesso de toda a população às novas tecnologias, motivando a aprendizagem de habilidades digitais. Desta forma, os cidadãos alvo do programa deverão conseguir consultar informação publicada na Internet, comunicar online e relacionarem-se com diferentes organismos e pessoas de vários pontos de Portugal e do mundo.

O programa deverá ainda constituir-se como um meio para os cidadãos conseguirem exercer plenamente a sua cidadania e terem uma voz ativa. além da superação da exclusão digital, o projeto será um contributo para fomentar a partilha e a solidariedade entre gerações, incentivando relações de vizinhança e de amizade nas populações, explica em comunicado o Município de albergaria-a-Velha, entidade responsável pela iniciativa.