Organismo das Nações Unidas publica o primeiro livro que explora os danos da guerra na cidade Síria de aleppo

Organismo das Nações Unidas publica o primeiro livro que explora os danos da guerra na cidade Síria de aleppo
Os responsáveis pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançaram o livro Cinco anos de conflito: o estado do património cultural na antiga cidade de aleppo, onde apresentam uma análise detalhada dos estragos ocorridos em variadas partes da cidade síria.
No total, 518 propriedades foram avaliadas, incluindo a antiga cidadela e a grande mesquita, que datam do século II antes de Cristo, indicam os serviços de comunicação do Vaticano, adiantando que a avaliação inicial foi realizada através da análise de imagens de satélite, ainda antes de historiadores e arqueólogos visitarem o local para um exame mais detalhado. Da obra faz também parte uma linha do tempo da batalha de aleppo e uma breve história da cidade.
Os autores da nova publicação lembram que as primeiras fixações registadas em aleppo datam de 5000 anos antes de Cristo, e que durante séculos a cidade síria integrou parte do império de alexandre, o grande, bem como a província romana e dos territórios persas. a cidade testemunhou a ascensão do cristianismo e do islamismo, salienta o portal Vatican News, numa nota divulgada neste mês de dezembro.
De acordo com audrey azoulay, diretora da UNESCO e autora do prefácio da obra, aleppo foi um dos seis patrimónios sírios integrantes da lista de Património Mundial em Perigo. aleppo já foi reconhecida como um exemplo de melhor prática no campo da conservação urbana. Hoje encontra-se em ruínas, com seus inestimáveis marcos históricos e manifestações culturais gravemente danificados ou destruídos, lamenta a responsável.