Retiro preparado a pensar na celebração do Natal pode também ser realizado em outras épocas do ano, e visa levar os cristãos e analisar e refletir sobre assuntos como a revolta e o perdão
Retiro preparado a pensar na celebração do Natal pode também ser realizado em outras épocas do ano, e visa levar os cristãos e analisar e refletir sobre assuntos como a revolta e o perdãoaté ao dia de Natal, celebrado a 25 de dezembro, os cristãos têm a possibilidade de tecer reflexões sobre a quadra natalícia e sobre as suas vidas, através de meditações publicadas online. O objetivo é levar os fiéis a realizar uma paragem revitalizante no frenesim da vida e viver um tempo de qualidade. a iniciativa é designada Retiro na vida e detém um ritmo de recoleção espiritual sem fazer com que as pessoas tenham de deixar os seus afazeres do dia-a-dia.

O projeto arrancou na última quarta-feira, 19 de dezembro, e ao longo de sete dias, aqueles que aderirem à iniciativa têm a possibilidade de marcar cada um dos dias com breves mas fortes momentos de oração, explica Pedro Valinho Gomes, diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã, da diocese de Leiria-Fátima, organismo responsável pela iniciativa que decorre sob o tema Na esperança somos salvos.

O Retiro na vida está desenhado para levar os cidadãos a questionarem-se, discernirem, orarem e aprofundarem assuntos como a imagem, os limites, a revolta, o perdão, o discernimento, o desejo e o compromisso. apesar de ter sido concebido a pensar no Natal, Pedro Valinho Gomes explica que o Retiro na vida pode ser realizado em qualquer altura, em sete dias seguidos ou em dias alternados, conforme a disponibilidade de tempo e a disponibilidade de coração de cada um. Todo o plano do retiro encontra-se disponível online.