O concerto foi uma forma de celebrar os 200 anos de uma música que é considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade
O concerto foi uma forma de celebrar os 200 anos de uma música que é considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade a popular canção de Natal Stille nacht (Noite feliz, em português) celebra em 2018 os seus 200 anos, e, para comemorar este aniversário, a música ressoou esta semana entre as colunas de Bernini e a Praça de São Pedro, no Vaticano. O concerto foi executado pela associação folclórica de tiroleses designada Schützen Tiroler, indicam os serviços de comunicação do Vaticano.

O momento musical celebrou o poema que lhe está na origem, escrito pelo sacerdote Joseph Mohr, falecido em 1848. Dois anos depois da elaboração do poema, este ganhou musicalidade pelo talento de Franz Xaver Gruber, professor e organista austríaco falecido em 1863.

O tema foi escutado pela primeira vez na Igreja de São Nicolau, em Oberndorf, na Áustria, na Eucaristia da noite do Natal de 1818. a canção foi traduzida em centenas de línguas, tendo sido declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2011. a versão em língua portuguesa data de 1912 e atribui-se ao frade franciscano Pedro Sinzig. O tema foi interpretado no Vaticano na última terça-feira, 18 de dezembro.