Campanha em plena quadra natalí­cia desafia os cidadãos a fazer ofertas nas farmácias, em prol das pessoas mais necessitadas
Campanha em plena quadra natalí­cia desafia os cidadãos a fazer ofertas nas farmácias, em prol das pessoas mais necessitadasaté ao dia de Natal, 25 de dezembro, os utilizadores das farmácias portuguesas podem deixar nesses espaços as suas ofertas, que serão utilizadas para fazer chegar medicação a pessoas desfavorecidas. Quando vamos à farmácia aviar medicamentos, o farmacêutico pergunta se a pessoa pretende arredondar na sua conta para o valor superior. Pode ser um cêntimo, dois cêntimos, um euro ou o que as pessoas entenderem. Se as pessoas concordarem com isso é-lhes depois entregue o recibo correspondente ao preço dos medicamentos que vão pagar e também um recibo correspondente à doação que fizeram para efeitos de abatimento no IRS.

a explicação da iniciativa é dada por Maria de Belém, coordenadora geral da associação Dignitude, entidade responsável pelo programa a Bem: Rede Solidária do Medicamento, que promove esta campanha de solidariedade, intitulada Dê troco a quem precisa. Cada cêntimo que as pessoas entregarem na farmácia é dedicado exclusivamente a esta finalidade. Não paga custos de estrutura, não paga nada, acrescenta a responsável, citada pela TSF.

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, na última edição foram angariados 35. 737,01 euros, o que permitiu apoiar mais 357 beneficiários durante um ano. Em 2018, a iniciativa conta com mais de 600 farmácias, que se encontram identificadas online. a campanha arrancou na segunda-feira, 17 de dezembro.