Representação do nascimento de Cristo em Priscos «conta agora com um templo romano». Os trabalhos foram executados por cristãos da região e por reclusos
Representação do nascimento de Cristo em Priscos «conta agora com um templo romano». Os trabalhos foram executados por cristãos da região e por reclusosO Presépio Vivo de Priscos já ganhou vida em Braga, e nesta edição conta com algumas novidades. Uma delas é uma aplicação que permite a visita ao presépio em formato digital, a outra materializa-se sob a forma de um site renovado, e uma terceira consiste num templo romano, que surge integrado num espaço de 30 mil metros quadrados. De acordo com os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga, as novas construções contaram com a ajuda da comunidade de Priscos e dos reclusos do Estabelecimento Prisional e Regional de Braga. a inauguração do projeto teve lugar na manhã do último domingo, 16 de dezembro. Entre outros, estiveram presentes Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, e Rui Rosinha, um dos bombeiros feridos dos incêndios de Pedrógão Grande em 2017. a sessão foi também uma ocasião para uma homenagem aos bombeiros voluntários de Portugal.
O Presépio Vivo de Priscos é organizado há 13 anos pelos fiéis da paróquia de São Tiago de Priscos. a obra conta com mais de 90 cenários e 600 figurantes. a iniciativa apresenta os ritmos e rotinas do quotidiano hebraico e romano, com os seus trabalhos, artesanato, comércio e costumes, recriando uma moldura cenográfica de um povo, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus e submetido ao poderoso Império Romano.
O presépio contará, uma vez mais, com o contributo de uma muçulmana, no âmbito da iniciativa aldeia das religiões, levada a cabo em 2012, no contexto da Capital Europeia da Juventude. De acordo com os organizadores, o diálogo entre cristãos e muçulmanos decorrente desse evento tem produzido um melhor entendimento e conhecimento mútuo. O Presépio Vivo de Priscos pode ser conhecido até 20 de janeiro de 2019.