Uns dias antes do Natal, e mais tarde, na sua véspera, o bispo de Viana do Castelo vai encontrar-se com a comunidade cigana, com reclusos e com aqueles que vivem isolados
Uns dias antes do Natal, e mais tarde, na sua véspera, o bispo de Viana do Castelo vai encontrar-se com a comunidade cigana, com reclusos e com aqueles que vivem isoladosanacleto de Oliveira, bispo na diocese de Viana do Castelo, quer estar com os mais frágeis da região neste Natal, e, por isso, vai encontrar-se com membros da comunidade cigana, reclusos e com pessoas mais sós. assim, este sábado, 15 de dezembro, o prelado vai estar junto da comunidade cigana, e na véspera de Natal visitará reclusos, com quem celebrará Eucaristia. Conforme vem sendo tradição, o bispo vai também encontrar-se com as pessoas mais sós para cear com elas na noite de Natal, na paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
além destes encontros direcionados para os mais vulneráveis, anacleto de Oliveira vai presidir a dois momentos distintos na Sé diocesana: a bênção das grávidas, que terá lugar às 18h00 de 23 de dezembro, e a Missa do Galo, agendada para as 23h00 de 24 de dezembro. Depois das celebrações dedicadas ao Natal, é vez da missa de 1 de janeiro, data em que se celebra o Dia Mundial da Paz. a cerimónia vai realizar-se na Igreja Matriz de arcos de Valdevez, às 11h00.
Segundo Renato Oliveira, sacerdote responsável pelo Secretariado de Comunicação Social da Diocese de Viana do Castelo, a agenda de Natal e de ano Novo decorre sob o lema Somos Igreja que Evangeliza. O Natal surge como convite a assumirmos o imperativo de evangelizar: com palavras, mas acima de tudo com a própria vida, à imagem do próprio Cristo, como nos recorda o bispo diocesano. Recorda-nos e dá-nos o exemplo nesta época natalícia, durante a qual procura estar junto daqueles que tantas vezes estão nas periferias unicamente porque nós os retiramos do centro, refere o sacerdote, citado pela agência Ecclesia.