a organização de ajuda humanitária tem a missão de implementar os programas de desfibrilhação, e a fundação nacional fica encarregue da literacia em saúde
a organização de ajuda humanitária tem a missão de implementar os programas de desfibrilhação, e a fundação nacional fica encarregue da literacia em saúdeEm Cascais, as farmácias, juntas de freguesia, espaços de atendimento municipal, escolas, mercados municipais, concessionários de praia, espaços desportivos, esquadras da PSP, posto da GNR e o aeroporto Tires vão receber um total de 150 desfibrilhadores. O protocolo para a entrega dos primeiros 25 já foi assinado. O objetivo é implementar uma rede concelhia de Desfibrilhação automática Externa (DaE).
Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, considera que é muito importante para os cidadãos saberem que têm acesso a um desfibrilhador. É a mesma coisa que entrar num barco com boias salva-vidas ou sem boias salva-vidas. É uma questão de segurança, explica o responsável, adiantando que estes equipamentos têm a capacidade para salvar vidas.
a iniciativa resulta de uma medida da Câmara Municipal de Cascais, em parceria com Cruz Vermelha Portuguesa, que ficará encarregue de implementar os Programas DaE. a ação conta ainda com o contributo da Fundação Portuguesa de Cardiologia que ficará responsável pela literacia em saúde.