a pensar naqueles que se possam sentir fragilizados por não terem com quem passar a noite de Natal, os cristãos de Campanhã continuam, ano após ano, a mobilizar-se para que a fraternidade possa triunfar na consoada
a pensar naqueles que se possam sentir fragilizados por não terem com quem passar a noite de Natal, os cristãos de Campanhã continuam, ano após ano, a mobilizar-se para que a fraternidade possa triunfar na consoadaCom o pensamento naqueles que não aguentam a solidão na noite da consoada, a 24 de dezembro, vai voltar a decorrer o Natal dos sós, na paróquia da Campanhã, no Porto. Este ano, a ceia de Natal será servida na Casa dos Girassóis, localizada no seio da comunidade religiosa promotora desta ação.
a iniciativa será possível graças a alguns jovens e adultos que vão tratar do acolhimento dos mais vulneráveis, e também de outros cristãos da região que se vão dedicar a cozinhar com aquilo que a associação Nun”Álvares oferece, abrindo a dispensa.
O Natal dos sós reúne habitualmente cerca de meia centena de pessoas, de diferentes origens e estatutos sociais, que nessa noite procuram constituir uma família, em busca de um abraço acolhedor e de uma ceia tradicional. Esta iniciativa realiza-se desde 1987, por iniciativa da paróquia da Campanhã, que oferece neste dia a refeição da consoada. Não é uma festa comum mas um ambiente simples e familiar em que cada um é chamado pelo seu primeiro nome, lê-se numa nota citada pela agência Ecclesia.