O Troféu do Voluntariado distinguiu cidadãos que atenuam o isolamento dos que vivem na Baixa de Lisboa e na Mouraria, mas também uma jovem que se dedica a apoiar populações de almada. as homenagens estenderam-se ainda a outros que se entregam à comunidade
O Troféu do Voluntariado distinguiu cidadãos que atenuam o isolamento dos que vivem na Baixa de Lisboa e na Mouraria, mas também uma jovem que se dedica a apoiar populações de almada. as homenagens estenderam-se ainda a outros que se entregam à comunidade a ConfederaçãoPortuguesa do Voluntariado (CPV) procedeu à entrega de cinco troféus que distinguem os que contribuem para o bem comum de forma desinteressada. Na Categoria geral foram distinguidos os 40 visitadores da associação mais proximidade, melhor vida, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (PSS), que dinamiza visitas a cerca de 120 beneficiários da Baixa de Lisboa e da Mouraria.
Por sua vez, Marta Barreiras foi distinguida na Categoria jovem, no âmbito do Programa de desenvolvimento comunitário na Caparica e Pragal, vigente em almada, e promovido pela associação Leigos para o Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Com mais de 200 horas/ano de serviço, alcina Maria Ribeiro, cofundadora da associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana (ComDignitatis), recebeu o troféu na Categoria carreira. Já naCategoria sénior, foram selecionados os voluntários do Projeto Com Tato, do Centro Comunitário da Paróquia da Parede.
Foi também concedida uma menção honrosa aos voluntários do projeto Pequenos corações gigantes, promovido pela associação Sociedade do Bem. a título póstumo foi homenageada Elza Chambel. O Troféu Português do Voluntariado foi atribuído no auditório antónio de almeida Santos, na assembleia da República, em Lisboa, marcando assim o Dia Internacional do Voluntariado, assinalado a 5 de dezembro.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, realça a importância de todos quantos se dedicam à prática de voluntariado. Seria difícil imaginar o que poderia ser a realidade social do nosso país sem o inestimável contributo do voluntariado. Os candidatos ao troféu e os seus justos vencedores reforçam diariamente esse contributo. Que assim continuem por muitos e largos anos, em nome de um Portugal socialmente mais responsável, refere a mensagem do Chefe de Estado referente à décima edição do Troféu Português do Voluntariado.