Durante todas as celebrações do templo mariano serão recordados os que «oferecem o seu tempo ao bem comum». No Santuário são «cerca de quatro centenas»
Durante todas as celebrações do templo mariano serão recordados os que «oferecem o seu tempo ao bem comum». No Santuário são «cerca de quatro centenas»Todas as Missas e celebrações do programa oficial do Santuário de Fátima vão contar com uma prece por intenção dos seus voluntários, ao longo desta quarta-feira, 5 de dezembro, data em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado. assim, durante a Oração dos Fiéis será pronunciada uma súplica pelos que oferecem o seu tempo ao bem comum e por aqueles que no Santuário de Fátima se entregam generosa e voluntariamente ao serviço dos peregrinos.

De acordo com os serviços de comunicação do templo mariano, esta ação será uma manifestação de gratidão aos cerca de 400 voluntários que dedicam parte do seu tempo a acolher os peregrinos e divulgar a Mensagem relatada pelos três pastorinhos. Na Cova da Iria, o voluntariado assume mais de 500 expressões, entre as quais se encontram o apoio à liturgia, informações, acolhimento, comunicação [e] arranjos dos espaços celebrativos. Outros voluntários inserem-se em movimentos, associações e serviços que prestam um contributo essencial para a missão do Santuário de Fátima.

Quando tudo parece ter um preço e a gratuidade parece carecer de sentido, o voluntariado vem tornar presente uma outra lógica mais conforme à fé cristã, ao modo como Deus se relaciona connosco e como nos desafia a procedermos uns com os outros, disse Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, no final do último verão, no decorrer do passeio anual que o templo mariano oferece aos seus voluntários.

Por sua vez, José Nuno Silva, sacerdote e diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, destaca que os voluntários são uma dimensão fundamental do colo do mundo que Fátima é para tantos peregrinos. Reconhecendo a prática do voluntariado como uma oferta essencial, os responsáveis pelo Santuário de Fátima têm procurado assumir uma gestão uniforme de proximidade deste contributo, com um reforço da formação dedicada destinada aos voluntários.