Cascais acolhe novo espaço educativo que ensinará toda a população a proteger as florestas, a reconhecer a importância de uma mochila de emergência e a prevenir acidentes domésticos
Cascais acolhe novo espaço educativo que ensinará toda a população a proteger as florestas, a reconhecer a importância de uma mochila de emergência e a prevenir acidentes domésticosCom o objetivo de promover uma cidadania ativa e de garantir o aumento da cultura de segurança da população, foi inaugurada a Escola Municipal de Proteção Civil (EMPC) de Cascais. O novo espaço está agora em funcionamento na antiga escola primária da região (BIRRE 1) e consistirá num polo de sensibilização que deverá ensinar a população em geral, mas os mais novos de forma particular, a proteger as florestas, a conhecer a importância de uma mochila de emergência, ou a prevenir acidentes domésticos.

O projeto visa também preparar os visitantes para as medidas de autoproteção em caso de sismo/tsunami e será um meio para dar a conhecer os principais riscos no concelho de Cascais e o circuito de evacuação de emergência. Todos os procedimentos relativos à prevenção e segurança de riscos, no âmbito da proteção civil, serão alvo de uma abordagem.

Esta escola surge na sequência de um projeto que já existe há algum tempo e que pretende criar um espaço dedicado à sensibilização, acima de tudo das crianças, para os perigos do dia-a-dia dentro e fora das habitações. as várias atividades e informação que disponibilizamos neste espaço vão nesse sentido, indica Carlos Mata, diretor do serviço Municipal de Proteção Civil, citado pelos serviços de comunicação do município de Cascais. a visita à Escola Municipal de Proteção Civil de Cascais é gratuita, podendo ser efetuada mediante marcação através do endereço eletrónico dpse@cm-cascais.pt.