Peregrinos foram alertados para o risco de deixarem que a rotina «tome conta» da relação com Deus e com os outros. No Santuário, os fiéis podem agora encontrar uma nova exposição dedicada à história e particularidades da Capelinha das aparições
Peregrinos foram alertados para o risco de deixarem que a rotina «tome conta» da relação com Deus e com os outros. No Santuário, os fiéis podem agora encontrar uma nova exposição dedicada à história e particularidades da Capelinha das aparições a anteceder a celebração do Natal, os cristãos deparam-se com um tempo de espera vigilante, período também conhecido como advento, e que deve ser vivido com atenção, aconselhou Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima. Jesus exorta a ficarmos vigilantes porque facilmente os nossos corações adormecem e tornam-se pesados. Estar vigilante não é uma atitude passiva é uma atitude ativa, que implica atenção à vontade de Deus, compromisso de renovação e vontade em acolher o Senhor, disse o sacerdote na manhã do último domingo, 2 de outubro, na homilia da Eucaristia que decorreu na Basílica da Santíssima Trindade.

além do perigo de um coração pesado, Carlos Cabecinhas alertou os fiéis para o risco de se deixar que a rotina tome conta da nossa relação com Deus e com os outros, fazendo com os automatismos matem essa relação, seduzindo para os caminhos fáceis e para as mil e uma ocupações de cada dia, que vão enchendo o nosso espírito e nos esvaziam do essencial.

Por isso, adiantou o prelado, o desafio deste tempo de advento, é o de se estar atentos e vigilantes na oração. Nessa linha, o reitor do templo mariano convidou os cristãos a realizarem uma escuta mais atenta e assídua da Palavra de Deus para avaliarmos as nossas opções, uma oração mais intensa, na consciência de que precisamos que seja Ele a reorientar as nossas vidas, e uma atenção para com o sofrimento e os problemas dos outros.

Só assim, os nossos corações não se tornam pesados e serão capazes de acolher o Senhor que vem às nossas vidas, demonstrou o sacerdote, citado pelos serviços de comunicação do santuário. além dos peregrinos de Portugal, escutaram Carlos Cabecinhas fiéis de Espanha, Itália, Suíça e Vietname.

O fim de semana no Santuário de Fátima ficou também marcado pela apresentação do plano para o novo ano pastoral, no último sábado, 2 de dezembro. a partir de agora os peregrinos serão guiados sob a temática Dar Graças por Peregrinar em Igreja. No mesmo dia teve também lugar a inauguração da exposição Capela-Múndi, que poderá ser visitada gratuitamente no Conviviumde Santo agostinho até 15 de outubro de 2019.

a nova mostra debruça-se sobre os 100 anos de Capelinha das aparições, conta com nove núcleos expositivos, através dos quais é agora possível contemplar obras de pintura, escultura, ourivesaria e tapeçaria. Inserida na exposição está também uma réplica construída à escala real da Capelinha das aparições.