Só na capital portuguesa os consumidores ofereceram 557 toneladas de bens alimentares, «mais 30 toneladas por dia que no ano anterior»
Só na capital portuguesa os consumidores ofereceram 557 toneladas de bens alimentares, «mais 30 toneladas por dia que no ano anterior»Os clientes dos supermercados de Portugal doaram 2. 146 toneladas de bens alimentares durante o último fim de semana, dias 1 e 2 de dezembro, no âmbito da campanha nacional de recolha de alimentos do Banco alimentar contra a Fome, que decorreu em mais de dois mil espaços comerciais.
Isabel Jonet, presidente do Banco alimentar contra a Fome, realça que a iniciativa foi fantástica. Só na capital portuguesa foram doadas 557 toneladas de alimentos, mais 30 toneladas por dia que no ano anterior, disse a responsável, em declarações à agência Lusa, adiantando que no primeiro dia da ação foram oferecidas 1. 059 toneladas de bens.
Os alimentos oferecidos vão ser distribuídos, ao longo da próxima semana, por 2. 600 Instituições de Solidariedade Social (IPSS), que os farão chegar a a cerca de 400 mil cidadãos com carências alimentares comprovadas, conforme referem os responsáveis pelo Banco alimentar contra a Fome, em comunicado.
agradecemos aos muitos milhares de doadores de alimentos, a todos os voluntários e às inúmeras empresas e entidades que tornaram possível esta campanha, dando assim uma vez mais um contributo inestimável que permite aos Bancos alimentares continuarem a acudir a muitos dos nossos concidadãos mais necessitados. Tudo somado, embora não possamos ainda fazer um balanço final, pois a campanha decorre online até 9 de dezembro, os resultados são muito positivos, realça Isabel Jonet, no mesmo documento.
Os promotores da campanha agradecem também os contributos provenientes de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, e de Jorge Carlos Fonseca, presidente da República de Cabo Verde. É uma obra nacional, que está acima de tudo, governos, oposições, partidos, sensibilidades, setores sociais, mobiliza 40 mil voluntários, na maioria esmagadora jovens, destacou o Chefe de Estado português.
a iniciativa foi possível graças à colaboração de mais de 40 mil voluntários. até ao próximo domingo, 9 de dezembro, é ainda possível fazer doações para esta campanha através da Internet, ou ainda nos estabelecimentos comerciais, mediante a aquisição de vales solidários.