Evento em Braga vai ensinar catequistas e professores de Religião e Moral a criar apps para android e IOS. O objetivo é alargar o âmbito da educação para a fé
Evento em Braga vai ensinar catequistas e professores de Religião e Moral a criar apps para android e IOS. O objetivo é alargar o âmbito da educação para a féProfessores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), catequistas, animadores grupos de jovens e outros agentes de pastoral que usem ferramentas digitais para atuar, são especialmente convidados a participar na iniciativa Do clique ao toque, que vai realizar-se nos próximos dias 26 de janeiro e 9 de fevereiro, no Campus Camões da Universidade Católica Portuguesa, em Braga.

a iniciativa, que partirá agora para a sua quarta edição, vai decorrer com o tema O diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais, entre as 09h30 e as 18h00. Os encontros serão uma ocasião para debater o ensino religioso nas escolas, para divulgar práticas de ensino com recurso às tecnologias emergentes e ainda para apresentar resultados de investigação sobre a utilização do digital em contexto educativo, indicam os organizadores.

O evento será uma ocasião para escutar especialistas como Gemma Serrano, professora de Teologia na Faculdade de Notre-Dame, em França, Bruno Nobre, docente na Universidade Católica Portuguesa, e ana amélia Carvalho, professora catedrática na Universidade de Coimbra, entre muitos outros.

além das conferências, estão previstos variados workshops, que pretendem levar os participantes a criar um “Escape room” para a aula de EMRC, e a desenvolver murais digitais de forma a fomentar a interação na partilha e discussão de ideias, na elaboração de tarefas, agregação de recursos digitais e na criação de conteúdos.

Os ateliês serão ainda um espaço para aprender a criar apps que podem ser usadas em contexto formal e informal de aprendizagem, abordar lugares digitais e analógicos para interações que fazem crescer e contactar com diferentes aplicativos web que podem ajudar os professores a dinamizar as aulas, a motivar mais os alunos e facilitar a avaliação. as pessoas interessadas em participar podem proceder à sua inscrição online.