Publicação foi lançada nos Museus Vaticanos, como forma de antecipação das celebrações do 500. º aniversário da morte do artista, que serão levadas a cabo em 2020
Publicação foi lançada nos Museus Vaticanos, como forma de antecipação das celebrações do 500. º aniversário da morte do artista, que serão levadas a cabo em 2020antecipando as celebrações que em 2020 vão homenagear o artista Rafael, 500 anos depois da sua morte, foi apresentado nos Museus Vaticanos o livro Rafael em Roma. Restaurações e pesquisa. Publicado pelas Edições dos Museus Vaticanos, o livro resulta de intensas jornadas de estudo realizadas em 2014, está disponível em italiano e inglês, e conta com curadoria de antonio Paolucci, juntamente com Barbara agosti e Silvia Ginzburg.

a publicação foi concebida para levar os leitores a descobrir com profundidade a arte de Rafael desde a sua chegada a Roma, em 1508, e sua morte, em 1520. a obra incide sobre a última década da vida de Rafael, e destaca as escolhas técnicas e as experimentações, a coerência estilística e as inovações expressivas, indicam os serviços de comunicação do Vaticano.

Folheando o livro, os leitores poderão aperceber-se da evolução da sua técnica nas Salas Vaticanas, através das restaurações das pinturas de Capodimonte e do Prado, bem como o estudo sobre a técnica executiva. ao longo da obra é ainda dedicado um grande espaço às imagens que revelam detalhes inéditos das obras do artista, juntamente com desenhos preparatórios, radiografias e refletografia.