Exposição no Vaticano apresenta a mensagem espiritual da arte russa no mundo cristão ocidental, e pretende levar os visitantes a «uma espécie de ascensão»
Exposição no Vaticano apresenta a mensagem espiritual da arte russa no mundo cristão ocidental, e pretende levar os visitantes a «uma espécie de ascensão»até 16 fevereiro de 2019, é possível contemplar a exposição Peregrinação de arte russa. De Dionísio a Malevich, no pitoresco cenário do Braço Carlo Magno da Praça São Pedro, no Vaticano. a mostra reúne 54 obras-primas, muitas das quais nunca antes tinham saído das instalações da famosa Galeria Tretyakov, de Moscovo, na Rússia, e de outros museus russos.

a mostra conta com curadoria de arkadi Ippolitov, Udenkova Tatyana e Tatyana Samoilova. [ a beleza] cria pontes, aproxima culturas diferentes e torna todos irmãos, escreve Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos, relativamente à iniciativa, que tem o propósito de dar a conhecer a mensagem cultural e espiritual da arte russa no mundo cristão ocidental.

a exposição, que revela pinturas e esculturas, não apresenta um princípio cronológico, percorrendo antes a arte figurativa russa do século XV ao XIX. Em declarações aos serviços de comunicação do Vaticano, Barbara Jatta, referiu que os curadores fizeram uma escolha muito particular. Não há um processo cronológico e não há sequer um processo temático e iconográfico. São simplesmente combinações que pretendem levar os visitantes a uma espécie de ascensão, que permite poder raciocinar sobre determinadas questões da espiritualidade russa, mas que posso dizer também universal.

a exposição e o catálogo contam com o apoio da fundação art, Science and Sport de alisher Usmanov. a iniciativa envolve também o Ministério da Cultura da Federação Russa. a mostra surge cinco anos depois do encontro entre o Papa Francisco e Vladimir Putin, presidente russo, no Vaticano. O encontro foi uma ocasião para o lançamento das bases para o empréstimo de obras de arte. a mostra está patente ao público desde o passado dia 20 de novembro.