Iniciativa desportiva no sul de Portugal procura atenuar consequências dos fogos e apoiar as populações vitimadas pela catástrofe
Iniciativa desportiva no sul de Portugal procura atenuar consequências dos fogos e apoiar as populações vitimadas pela catástrofe a prova algarviana Ultra Trail (alut) inicia esta quinta-feira, 29 de novembro, com os atletas a apadrinharem uma árvore e a deixarem nela uma mensagem destinada às populações afetadas pelo incêndio de Monchique. a iniciativa visa ainda atenuar os efeitos ambientais da catástrofe.

ao ver os efeitos nefastos dos incêndios ficámos emocionados e não poderíamos ficar de braços cruzados. Não podemos chamar a esta ação uma reflorestação, mas sim um contributo dos atletas para um território onde eles vão passar e constatar como ficou. É algo simbólico, que visa contribuir para a natureza por tudo o que ela nos dá e o homem tem capacidade de destruir. Desta forma, cada atleta, além do suor e das pegadas, vai deixar algo mais no algarve: uma árvore que esperemos que cresça e que no próximo ano esteja à espera de ver os atletas a passar, refere Bruno Rodrigues, diretor do alut.

No “kit de atleta” os participantes encontram uma árvore cedida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Serão carvalhos de Monchique e azinheiras, indica Bruno Rodrigues. a acompanhar cada árvore vai estar um cartão no qual os participantes poderão escrever uma mensagem para as vítimas do fogo de Monchique. a prova algarviana Ultra Trail decorre até ao próximo domingo, 2 de dezembro.