Centro Cultural do Convento de São José, em Lagoa, vai acolher diversos especialistas para discutir educação e pedagogia
Centro Cultural do Convento de São José, em Lagoa, vai acolher diversos especialistas para discutir educação e pedagogiaO DiaInternacional das Cidades Educadoras, assinalado a 30 de novembro, vai ser celebrado nessa data no sul de Portugal com o colóquio aprender a ser para melhor aprender. a iniciativa terá lugar no Centro Cultural do Convento de São José, em Lagoa, entre as 09h30 e as 18h00. O evento vai colocar em discussão os processos de educação e de pedagogia, passando por histórias sobre inclusão e pela filosofia para crianças e jovens.
Este encontro incidirá sobre a importância do desenvolvimento das competências emocionais e da promoção da capacidade de reflexão, questionamento e resolução de problemas na formação de crianças e jovens, abordando também as competências cognitivas, com destaque para a aprendizagem da leitura e da escrita, informam os serviços de comunicação do município de Lagoa.
Entre os intervenientes destacam-se Paulo Águas, reitor da Universidade do algarve, Lourdes Mata, especialista no estudo da literacia familiar, Patrícia Constante, psicóloga, João Canossa Dias, diretor técnico da associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, Sandra Barão Nobre, biblioterapeuta, Dina Mendonça, investigadora na área da Filosofia das Emoções, e alexandre Lima, delegado Regional de Educação.