a iniciativa vai reunir centenas de especialistas de todo o mundo, para olhar e alertar para a importância e necessidade das florestas nas cidades
a iniciativa vai reunir centenas de especialistas de todo o mundo, para olhar e alertar para a importância e necessidade das florestas nas cidadesOs responsáveis pela Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FaO) vão realizar, pela primeira vez, o Fórum Mundial das Florestas Urbanas. O encontro terá lugar em Mantua, na Itália, e irá decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro. a iniciativa deverá contar com o contributo de 400 peritos oriundos de mais de 50 países, que irão envolver-se numa discussão em torno da necessidade de integrar infra-estruturas verdes nas cidades modernas. Estarão em cima da mesa casos positivos de planeamento urbano verde de diferentes cidades de todo o planeta, que têm favorecido um crescimento económico sustentável, a conservação do meio ambiente e a coesão social. O evento será ainda uma ocasião para alertar os cidadãos para o papel desempenhado pelas florestas urbanas, perante problemáticas como a poluição e as alterações climáticas, sem esquecer a importância que as energias renováveis podem assumir neste contexto.

Os organizadores do encontro acreditam que numa época em que as cidades são responsáveis por consumir 75 por cento dos recursos naturais do planeta, apesar de ocuparem apenas três por cento da superfície do globo, esta iniciativa deverá constituir-se como uma ocasião para debater e promover as florestas urbanas, cujos benefícios passam também pela remoção de poluentes prejudiciais do ar, redução de poluição sonora, prevenção de inundações e proteção das bacias hidrográficas, preservação de biodiversidade e promoção do bem-estar mental dos cidadãos.