Colóquio internacional vai decorrer nas cidades de Lisboa e de Braga para traçar uma reflexão relacionada com a prática desportiva
Colóquio internacional vai decorrer nas cidades de Lisboa e de Braga para traçar uma reflexão relacionada com a prática desportivaNuma altura em que se enfatizou a ideia de performance desportiva como “superação de si”, vai realizar-se em Portugal um colóquio internacional dedicado ao tema Desporto, ética e transcendência. O evento vai decorrer dia 26 de novembro, no campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e no seguinte, 27, no campus de Braga da mesma instituição.

a iniciativa será uma ocasião para motivar uma reflexão sobre o fenómeno do desporto, e deverá constituir-se como uma oportunidade para procurar pensar o desporto enquanto manifestação humanista e expressão de um modo de habitar o mundo, referem os organizadores do evento, em comunicado.

Para além da ética e da espiritualidade, a tecnologia tornou-se um fator decisivo na caracterização da experiência de superação própria das culturas desportivas. Numa particular relação com a experiência do humano inacabado, é necessário continuar a pensar o desporto enquanto manifestação humanista e expressão de um modo de habitar o mundo – isto é, uma tradução simbólica da experiência de si e do meio, onde vulnerabilidade e superação se implicam, acrescenta a organização.

as pessoas interessadas em participar devem fazer a sua inscrição online, de caráter gratuito, até ao próximo dia 22 de novembro. O colóquio é organizado pelo Instituto de Estudos de Religião da UCP, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto e o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano/Universidade dos Valores.