Nova campanha digital interpela os portugueses a associarem-se a causas ambientalistas que envolvem a conservação de espécies como o lince ibérico, a águia imperial, o lobo ibérico e os cavalos-marinhos
Nova campanha digital interpela os portugueses a associarem-se a causas ambientalistas que envolvem a conservação de espécies como o lince ibérico, a águia imperial, o lobo ibérico e os cavalos-marinhosEstá em marcha a campanha Homo naturis – Defensor da natureza. Lançada esta semana, a campanha digital promovida pela associação Natureza Portugal (aNP) e pela organização internacional World Wide Fund for Nature (WWF) desafia os portugueses a agirem mais em prol das causas ambientais contribuindo para associações, como a aNP|WWF, cujo trabalho é a conservação da natureza e a proteção das espécies, explicam os promotores da campanha.

Em Portugal há muitas pessoas preocupadas com o ambiente, e por isso esta campanha é um apelo, num tom instigador, para que passem à ação e se tornem defensores da natureza, contribuindo para proteger as espécies e para salvar o nosso planeta, refere ângela Morgado, diretora executiva da aNP|WWF. Defender o ambiente é defender a nossa vida e a nossa casa. Sem natureza nada existe, realça a responsável, em comunicado.

a ambientalista traça a meta desta ação. O nosso objetivo é angariar 200 associados até ao final de 2018. Queremos agitar consciências, levar à ação e acreditamos que muitas pessoas se irão identificar como “defensores da natureza” e aderir. Oferecemos um kit de boas-vindas às primeiras 100 pessoas que se tornarem associadas através do nosso site, mas mais do que isso oferecemos a oportunidade de contribuir ativamente para um melhor ambiente para todos, realça a responsável pela organização.

a aNP é uma ONG nacional que procura conservar a riqueza natural do território português, em associação com a WWF na implementação de uma estratégia de conservação conjunta. Em Portugal, a associação encontra-se empenhada na conservação de importantes ecossistemas florestais e das espécies que deles dependem, na proteção da biodiversidade marinha, na promoção da sustentabilidade das pescas e na conservação dos ecossistemas de água doce e recursos hídricos.

Entre as suas iniciativas mais simbólicas encontram-se a conservação dos montados e florestas de sobreiro portuguesas e do habitat de espécies emblemáticas como o lince ibérico ou a águia imperial. a organização dedica-se ainda à proteção do lobo ibérico, uma espécie ameaçada, a tornar o Rio Douro livre de poluição, à conservação dos oceanos através da sensibilização para um consumo responsável de peixe e marisco, e à proteção de cavalos-marinhos, uma espécie única e quase extinta na Ria Formosa.

a nova campanha tem como mote ajude-nos a salvar a espécie mais ameaçada de Portugal. ao proteger esta espécie, protege todas, e pode ser identificada nas redes sociais através da hastag #ProtegeUmaProtegeTodas. a campanha foi desenvolvida pela BaR Ogilvy.