a Obra Vicentina de auxí­lio aos Reclusos foi distinguida com o Prémio Direitos Humanos, concedido pela assembleia da República Portuguesa
a Obra Vicentina de auxí­lio aos Reclusos foi distinguida com o Prémio Direitos Humanos, concedido pela assembleia da República PortuguesaO Prémio Direitos Humanos 2018 vai ser entregue à Obra Vicentina de auxílio aos Reclusos, que realiza visitas a estabelecimentos prisionais, e que presta apoio a reclusos e suas famílias, contribuindo assim para a humanização do sistema prisional e a reinserção dos reclusos, conforme se pode ler num comunicado da assembleia da República.

Vão ainda ser concedidas três medalhas de ouro celebrativas do 50. º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem a diversas entidades. Uma delas será entregue à associação Letras nómadas, que promove a escolaridade e empregabilidade nas comunidades ciganas e a formação nas áreas da história e cultura cigana.

Outra das medalhas será atribuída à Orquestra Geração, que através da música tem favorecido a inserção e desenvolvimento de crianças e jovens de bairros desfavorecidos, assim como de população migrante. Por fim, a terceira das medalhas de ouro será concedida a Joana Gorjão Henriques, autora de reportagens e da obra Racismo em português, em particular da sua segunda série, designada Racismo à portuguesa, que aborda a manifestação das desigualdades raciais em Portugal.

a cerimónia de entrega do Prémio Direitos Humanos 2018 e das três medalhas de ouro está agendada para 10 de dezembro, data em que se assinala o Dia Nacional dos Direitos Humanos. O Prémio Direitos Humanos é pecuniário, no valor de 25 mil euros.