a iniciativa «rebate a ideia dominante de que só as coisas novas têm valor e servem para divertir», valorizando assim a «emergência de outras formas de pensar»
a iniciativa «rebate a ideia dominante de que só as coisas novas têm valor e servem para divertir», valorizando assim a «emergência de outras formas de pensar»Os mais novos voltam a ser chamados a participar em mais uma edição do Mercado de trocas para crianças e jovens. a iniciativa partirá agora para a sua 24a edição, e desta vez terá lugar no Mercado do Calhabé, em Coimbra, no próximo dia 17 de novembro, das 10h00 às 13h00.

Para participarem, as crianças e adolescentes deverão levar uma manta para dispor os seus brinquedos, livros, jogos ou outros objetos que já não queiram, indica a organização do evento, deixando um apelo aos mais novos: No mercado encontrarão, de certeza, outras brinquedos que irão despertar o vosso interesse.
a participação é limitada a crianças e jovens e a entrada é gratuita, indica a associação Casa da Esquina e a União de Freguesias de Coimbra, parceiras nesta iniciativa. através deste projeto, os seus autores pretendem desprender as trocas de um modelo capitalista de atribuição de valor e valorizar outras formas de pensar a organização da vida económica.

além disso, a iniciativa constitui ainda um meio para estimular o desapego das crianças e jovens em relação aos brinquedos e bens diversos () desatrelando o sentido do divertimento da acumulação de objetos sempre novos. Simultaneamente, o mercado de trocas tem a capacidade para desenvolver o sentido solidário de partilha, questionando a acumulação e a concentração de bens.

O projeto procura ainda rebater a ideia dominante de que só as coisas novas têm valor e servem para divertir e promove um ciclo de vida mais amplo para os objetos que os mais novos possuem.