O último «Encontro na basílica» do ano pastoral 2017/2018 vai contar com um recital e com uma palestra dedicada à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
O último «Encontro na basílica» do ano pastoral 2017/2018 vai contar com um recital e com uma palestra dedicada à imagem peregrina de Nossa Senhora de FátimaMarco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, vai dinamizar a palestra a imagem peregrina da Virgem de Fátima e o seu papel no anúncio da mensagem da Cova da Iria. a intervenção do profissional está agendada para o próximo dia 11 de novembro, e terá início pelas 15h30. a palestra terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, sendo a última de cinco Encontros na Basílica, previstos para o ano pastoral 2017/2018. Segundo Marco Daniel Duarte, os peregrinos poderão ter perceção de que o dia 13 de maio de 1947 ficará na história de Fátima como o início da grande epopeia que poderia legendar-se a partir do seguinte mote: a imagem da Virgem de Fátima faz-se peregrina dos seus peregrinos.
O profissional defende que a imagem de Nossa Senhora tem um papel importante, que avaliado à distância que se exige ao historiador, a passagem da escultura branca pelos diferentes pontos do globo – em menos de uma década já tinha estado em todos os continentes – mostra-se como fortíssima estratégia pastoral para a difusão da Mensagem da Cova da Iria, a partir da qual se pode percecionar a receção e a inculturação do culto mariano e, nalguns casos, do próprio catolicismo contemporâneo a uma escala global. Depois da intervenção de Marco Daniel Duarte terá lugar um momento musical, protagonizado pelo coro polifónico Eborae Mvsica, sob direção de Eduardo Martins.