O painel vai juntar na capital portuguesa um padre católico, um investigador islâmico e um rabino, que vão procurar dar resposta a algumas dúvidas e questões
O painel vai juntar na capital portuguesa um padre católico, um investigador islâmico e um rabino, que vão procurar dar resposta a algumas dúvidas e questõesanselmo Borges, sacerdote católico, ahmad Milad Karimi, estudioso islâmico natural do afeganistão radicado na alemanha, e Natan Peres, rabino da comunidade judaica de Lisboa, vão intervir no debate Religião em tempos de crise internacional. O encontro está agendado para esta quinta-feira, 8 de novembro, e terá lugar no Goethe-Institut Lisboa, a partir das 19h00.
a iniciativa é aberta ao público, não apresenta qualquer custo, e contará com tradução simultânea em português e em alemão. a moderar o debate estará Steffen Dix, do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, da Universidade Católica Portuguesa.
Os responsáveis pelo espaço que acolherá a iniciativa explicam que o encontro será uma oportunidade para refletir sobre o significado, 25 anos depois, do diálogo entre as religiões, e o que o torna tão desafiador, quando há um agravamento da crise económica, ecológica e política um pouco por todo o mundo.
Em que ponto estamos no entendimento internacional em relação a normas éticas como a solidariedade, a não-violência, o respeito mútuo, o fomento da comunhão do homem, da natureza e do cosmos, enunciados naDeclaração para uma Ética Mundial?, questionam os organizadores do debate.
O Goethe-Institut recorda que a religião é frequentemente considerada uma das principais razões para os conflitos globais. Por outro lado, as religiões definem em grande medida um conjunto de valores em sociedades já secularizadas, oferecendo um ponto de partida central para a compreensão internacional.