Campanha natalí­cia assume este ano uma «edição especial celebrativa do 100. º aniversário do nascimento de Nelson Mandela», sendo, por isso, «dedicada à educação e a um dos grandes defensores de um sistema educativo mais justo e equitativo»
Campanha natalí­cia assume este ano uma «edição especial celebrativa do 100. º aniversário do nascimento de Nelson Mandela», sendo, por isso, «dedicada à educação e a um dos grandes defensores de um sistema educativo mais justo e equitativo»Já é possível selecionar online uma causa solidária, dar o seu contributo, e oferecer essa ajuda aos mais desprotegidos em nome de outra pessoa, que saberá da oferta quando abrir o envelope com o seu postal de Natal personalizado. Esta dinâmica filantrópica tem como nome Presentes solidários, e como lema Dar a duplicar.

Nesta edição vai ser possível oferecer caixas de giz e apagadores para uma escola de Luanda, em angola, sacos de cimento para construir de um refeitório, despensa e cozinha num centro educacional de Bafatá, na Guiné-Bissau, mensalidades e refeições a crianças de um jardim infantil de Cabo Verde, e uniformes escolares para alunos da amazónia, no Brasil.

Mas as possibilidades de presentes não se ficam por aqui e vão ainda mais longe. Será também possível doar mochilas e materiais escolares para alunos de São Tomé e Príncipe, brinquedos educativos para crianças de Timor-Leste, e lanches diários, durante um mês, para menores de um centro educativo de Moçambique.

Do pacote de ofertas filantrópicas fazem ainda parte equipamentos desportivos para adolescentes moçambicanos e kits para equipar salas de aula de angola. Portugal também poderá ser alvo da solidariedade dos doadores, através da oferta de bolsas de voluntariado e de inscrições de crianças vulneráveis em campo de férias.

No total são 11 as causas que poderão ser apoiadas. Todas elas têm em vista a promoção de uma educação de qualidade, conforme indica a Fundação Fé e Cooperação, entidade promotora da campanha natalícia, que está em andamento até ao próximo dia 6 de janeiro.

as propostas de presentes visam dar resposta a necessidades prioritárias das comunidades de oito países lusófonos, nesta que é uma edição especial celebrativa do 100. º aniversário do nascimento de Nelson Mandela.com o objetivo de assinalar a vida e obra do Nobel da Paz e um dos grandes defensores de um sistema educativo mais justo e equitativo, a campanha é dedicada à educação. O valor dos presentes varia entre os sete e os 250 euros, e podem ser adquiridos no website da campanha.