«Festa Nacional do Concurso Escola alerta» conta com o lançamento de um concurso inclusivo, entrega de prémios e atividades pedagógicas e desportivas
«Festa Nacional do Concurso Escola alerta» conta com o lançamento de um concurso inclusivo, entrega de prémios e atividades pedagógicas e desportivas a 16. a edição do concurso Escola alerta! vai ser lançada por ana Sofia antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, na tarde desta quarta-feira, 7 de novembro, no Centro de artes de Águeda. O concurso desafia alunos do ensino básico e ensino secundário, bem como centros educativos e instituições educativas, a apresentar propostas de solução exequíveis e inovadoras para as barreiras ao exercício dos direitos das pessoas com deficiência.

a sessão será uma ocasião para a entrega dos prémios aos autores dos projetos que saíram vencedores da última edição do concurso, nomeadamente as iniciativas Não sejas “monstrinho”, trata todos com carinho, E se fosse contigo?, Juntos pela inclusão, Brinquedo para a inclusão: se todos brincarmos somos + felizes, Turismo acessível – armadilhas escondidas, e Helpo. Vencer barreiras.

O concurso visa mobilizar as comunidades educativas para a escola inclusiva, através da igualdade de oportunidades e da afirmação dos direitos humanos, em particular dos direitos das pessoas com deficiência, na linha da Convenção das Nações Unidas, lê-se num comunicado do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. , que organiza a iniciativa juntamente com o agrupamento de Escolas de Águeda.

antes do lançamento da nova edição do concurso e da entrega de prémios aos vencedores da última edição, profissionais da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda e do Clube desportivo – GIC a vão dinamizar, ao longo da manhã, atividades pedagógicas e desportivas que alertam para a inclusão dos alunos com deficiência. as diversas dinâmicas terão lugar na Escola Básica Fernando Caldeira e são também elas parte do programa deste dia, designado Festa Nacional do Concurso Escola alerta.