Os resultados de um projeto de reflorestação no norte de Portugal estão prestes a ser apresentados durante uma sessão que também contempla a apresentação de um livro dedicado à sustentabilidade
Os resultados de um projeto de reflorestação no norte de Portugal estão prestes a ser apresentados durante uma sessão que também contempla a apresentação de um livro dedicado à sustentabilidadeOs resultados da iniciativa Futuro – Projeto das 100. 000 árvores na Área Metropolitana do Porto vão ser apresentados esta quarta-feira, 7 de novembro, no Campus Foz da Universidade Católica Portuguesa do Porto. a sessão será também uma ocasião para o lançamento do livro Oito anos e 100. 000 árvores nativas depois, e deverá iniciar pelas 17h30.

Entre os intervenientes encontram-se Jean-Philippe Beau-Douezy, administrador da Fundação Yves Rocher, e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano do Porto. a cerimónia será ainda uma ocasião para o reconhecimento público dos concelhos envolvidos e de representantes de cidadãos voluntários.

Para Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, o projeto Futuro tem vindo a traduzir-se num real impacto na sociedade. a responsável realça que a iniciativa das 100 mil árvores tem favorecido a sustentabilidade ambiental e respetivo impacto na saúde e bem-estar geral.

Em oito anos, a iniciativa permitiu a plantação de 106 mil árvores nativas em 174 hetares de terreno, que potenciou a eliminação de 55 toneladas de poluentes da atmosfera por ano. O projeto contou com mais de 16 mil voluntários e 17 municípios da Área Metropolitana do Porto. Permitiu a requalificação de cerca de 50 áreas de interesse turístico e de lazer, e a atração de cerca de 400 mil euros para as áreas intervencionadas. Em 2017, a iniciativa foi distinguida com o prémio nacional O Norte somos nós, na categoria de sustentabilidade.