Encontro regional de guias do CNE Leiria-Fátima vai reunir escuteiros da região, cuja missão passa por «deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram»
Encontro regional de guias do CNE Leiria-Fátima vai reunir escuteiros da região, cuja missão passa por «deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram»Os Guias da Região Leiria-Fátima, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), vão ter o seu encontro anual no próximo sábado, 10 de novembro, no Souto da Carpalhosa, no concelho de Leiria. a estes, os responsáveis pelo CNE lembram a importância do seu exemplo, uma vez que constituem o espelho dos restantes elementos.
Cabe a vós seguirem o exemplo deixado por Baden-Powell e procurarem deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram. Lembrem-se de serem felizes e de desempenharem, o melhor que conseguirem, esta missão que vos é confiada, referem os responsáveis pelo movimento católico, acrescentando que dos guias depende o bom funcionamento do escutismo como movimento de educação não formal.
Os guias distinguem-se pelas fitas colocadas no bolso esquerdo da camisa e, segundo Baden-Powell, são os elementos fundamentais do método escutista: Tendes um grande poder de fazer bem ou mal aos escutas colocados sob a vossa orientação. Depende largamente do vosso carácter e do vosso exemplo o caminho que eles vão tomar.