a árvore de Natal será um abeto vermelho de baixo impacto ambiental e a sua iluminação vai «limitar o consumo de energia»
a árvore de Natal será um abeto vermelho de baixo impacto ambiental e a sua iluminação vai «limitar o consumo de energia»O presépio e a árvore de Natal da Praça São Pedro, no Vaticano, vão ser inaugurados no próximo dia 7 de dezembro. a árvore será um abeto vermelho de baixo impacto ambiental, com cerca de 21 metros de altura, 50 centímetros de diâmetro e uma circunferência máxima de dez metros na base.

a árvore será proveniente da Foresta del Cansiglio, situada nas províncias italianas de Belluno, Treviso e Pordenone, sendo oferecida pela diocese de Concordia-Pordenone. O corte será executado pelos membros do Corpo Florestal Local de Pordenone, informam os serviços de comunicação do Vaticano.

Por sua vez, a decoração e a iluminação serão levadas a cabo pela Direção de Serviços Técnicos do Governatorato da Cidade do Vaticano, em colaboração com a empresa Osram, que oferecerá um sistema de iluminação decorativa de alta qualidade de cor e de última geração, visando limitar o impacto ambiental e o consumo de energia.

Já o presépio vai expressar a antiga tradição [italiana] de esculturas de areia de Jesolo, originária das Dolomitas. a representação do nascimento de Cristo será executada numa superfície de cerca de 25 metros quadrados, consistindo num baixo-relevo de 16 metros de comprimento, cinco de altura e seis de profundidade. a árvore e o presépio poderão ser contemplado até 13 de janeiro de 2019, dia em que a Igreja Católica assinala a Festa do Batismo do Senhor.