O novo projeto de iluminação vai permitir aos visitantes «contemplar a plena beleza da fé de Michelangelo», acredita o Vaticano
O novo projeto de iluminação vai permitir aos visitantes «contemplar a plena beleza da fé de Michelangelo», acredita o Vaticano a obra La Pietà conta agora uma nova iluminação, definida também sob um ponto de vista científico, e que permite admirar e compreender melhor o valor universal da obra de Michelangelo, indica angelo Comastri, cardeal e presidente da Fábrica de São Pedro.
a “Pietà”, na verdade, é a fé de Michelangelo esculpida no mármore. O artista quis destacar no jovem rosto de Maria uma mensagem sempre atual: evitar o pecado é a únicoverdadeiro cuidado da beleza e da juventude perene. agora o trabalho pode ser apreciado ainda mais, realçou o responsável, citado pelos serviços de comunicação do Vaticano.
Por sua vez, Pietro Zander, diretor do Departamento de Conservação e Restauração da Fábrica de São Pedro, destaca a importância que o fator de luz assumiu nesta iniciativa. É muito importante. Michelangelo pensara cuidadosamente, com valores muito baixos de iluminação, alisando cuidadosamente as superfícies de mármore para que poucas velas pudessem fazer resplandecer o conjunto de mármore. É a primeira vez que a Fábrica de São Pedro a ilumina com tanta atenção, defende.
O novo projeto de iluminação levou à substituição dos equipamentos anteriores por outros que utilizam a última geração de fontes de LED, recorre a soluções compactas com menor carga visual, com tons quentes de branco, assumindo um alto rendimento cromático, adianta o Vaticano, salientando que esta se trata de uma iluminação nunca antes vista e que possibilitará aos olhos do mundo contemplar a plena beleza de uma obra executada por um ainda muito jovem Buonarroti, aos 20 anos de idade. Executada entre 1497 e 1499, La Pietà pode ser contemplada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.