Projeto «algarve natural» vai levar as crianças do sul de Portugal a descobrirem as mais-valias naturais e culturais da região onde vivem
Projeto «algarve natural» vai levar as crianças do sul de Portugal a descobrirem as mais-valias naturais e culturais da região onde vivematé ao próximo dia 9 de novembro, alunos que frequentam o quarto ano de escolaridade nos estabelecimentos de ensino dos 16 concelhos do algarve, vão ter a possibilidade de conhecerem melhor o território onde vivem, descobrindo os valores naturais da sua região, no âmbito do projeto algarve natural.
a ideia é sensibilizar as crianças para a riqueza do património natural e cultural do algarve, porque nestes caminhos se aproveita para retomar algumas tradições. Este exercício vai ser feito em diversos pontos, por todo o algarve: na Via algarviana, no Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e na Rota Vicentina. Em cada um dos 16 concelhos, vamos dar a oportunidade aos alunos do primeiro ciclo de conhecer as ofertas de turismo de natureza que existem no próprio concelho, explicou João Fernandes, presidente da Região de Turismo do algarve (RTa), em declarações ao jornal “Sul Informação”.
anabela Santos, da associação almargem, dinamizadora das saídas de campo na Via algarviana, destaca a importância da iniciativa. Queremos dar a estas crianças uma ideia do que aqui existe, dos animais que aqui habitam e as plantas que há, porque para elas isso ainda é uma ideia algo abstrata. Para alguns, é como se pudessem existir leões (risos). Por isso, falamos do que há cá e de como os habitats são importantes. No final, conseguimos perceber que eles retiveram muita da informação e entenderam a mensagem, explicou a responsável.
João Fernandes realça que mais do que conhecimento, as saídas de campo e os jogos associados podem ter efeitos benéficos em todos quantos estão próximos dos mais novos. as crianças têm esta capacidade de ser uma caixa de ressonância, que educam os adultos. São o nosso futuro, mas também o nosso presente, com essa capacidade de induzirem comportamentos mais responsáveis para com a floresta, para com a separação de resíduos e um conjunto de práticas que os adultos vêm a adoptar pela boa influência dos mais novos, destacou o responsável.
O projeto algarve natural é uma iniciativa da Região de Turismo do algarve (RTa), que conta com o apoio da associção almargem, e que arrancou no início desta semana, tendo como participantes as crianças da Escola Básica do Primeiro Ciclo de São Roque, em Monchique. Muitas das crianças foram evacuadas durante a noite e apanharam um grande susto. Foi engraçado vê-las comentar que à volta das suas casas só havia eucaliptos e fazer a associação com essa espécie de combustão rápida, realçou anabela Santos, da associação almargem.

Rui andré, presidente da Câmara de Monchique, destaca que algumas das crianças participantes viveram situações assustadoras e conversando com elas percebe-se isso. algumas estão ainda muito tristes com o que aconteceu e atividades como esta são muito importantes para ajudar a resolver esse problema, mas sobretudo, para que elas possam valorizar a sua terra em termos culturais e naturais, frisou o respomsável.