O objetivo é motivar os mais novos «para este património que é o órgão da Sé de Faro, com uma importância patrimonial elevada, e com mais de 300 anos»
O objetivo é motivar os mais novos «para este património que é o órgão da Sé de Faro, com uma importância patrimonial elevada, e com mais de 300 anos» a 11a edição Festival de Órgão do algarve vai passar pelos concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira, entre os próximos dias 2 e 30 de novembro. No total, serão 13 apresentações, que incluem a estreia dos alunos da escola de órgão de Faro, a inauguração do restauro do órgão da Igreja Matriz de Portimão e um concerto pedagógico, dirigido às escolas.

Neste espetáculo, será apresentada uma história infantil, narrada, vamos ter a organista, Inês Machado, que fará a representação das personagens no órgão e vamos ter a projeção na tela. Depois, os miúdos podem colocar questões, eventualmente subir e experimentar o instrumento. No fundo, queremos motivar e interessar as crianças, em idade escolar, para este património que é o órgão da Sé de Faro, com uma importância patrimonial elevada, e com mais de 300 anos, realçou Patrícia Neto Martins, da associação Música XXI, que organiza o evento.

Os momentos musicais vão também passar pela Igreja do Carmo, Sé de Faro, Igreja de Santiago e Igreja da Misericórdia. além do órgão, será também possível escutar um instrumento como a trompa, assim como o conceituado organista espanhol andrés Cea Galán. O andrés Cea Galán tem um currículo internacional bastante grande, viaja bastante dando formações, fazendo conferências e está ligado à área da investigação das tradições históricas do órgão, destacou Patrícia Martins, em declarações ao jornal Sul Informação. Todos os concertos do Festival de Órgão do algarve deverão iniciar pelas 21h30, com entrada livre.