Intérpretes vão apresentar temas musicais e fazer a leitura declamada de uma meditação, em diferentes espaços de basílica da Cova da Iria
Intérpretes vão apresentar temas musicais e fazer a leitura declamada de uma meditação, em diferentes espaços de basílica da Cova da IriaOs elementos do Coro do Santuário de Fátima, da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e os três organistas e três solistas do Serviço de Música Sacra, vão dar som ao concerto Rosarium Fatimae, em vários espaços da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no próximo domingo, 28 de outubro, a partir das 15h30.

O espetáculo baseia-se na estrutura do rosário, intercalando a apresentação de temas musicais com a declamação de um poema em cinco partes, referentes a cada um dos mistérios. O concerto incidirá sobre o repertório do património musical do Santuário de Fátima, com momentos de improviso no órgão, e algumas peças de uma natureza mais contemporânea, nas quais se inclui a estreia de um ave Maria, da autoria de Rui Paulo Teixeira, maestro e responsável pelo Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima.

O momento musical chegará ao fim com o ave de Fátima num formato em que todos os elementos do coro começam a caminhar em direção às laterais da assembleia, envolvendo-a num canto em uníssono, para que também se juntem a cantar, revelou Rui Teixeira, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Sob direção musical de Ricardo Luís Campos, o concerto Rosarium Fatimae dá forma à segunda edição da iniciativa Ecos de Fátima. Os momentos musicais são organizados pelos responsáveis pelo Santuário de Fátima, através do seu Serviço de Música Sacra.