Promotor do encontro dedicado ao ambiente destaca que a cooperação ambiental poderá «abrir portas para que os cidadãos e coletivos vençam o sentimento de impotência»
Promotor do encontro dedicado ao ambiente destaca que a cooperação ambiental poderá «abrir portas para que os cidadãos e coletivos vençam o sentimento de impotência»Membros de associações e organizações ambientais de norte a sul de Portugal vão reunir-se no auditório da Casa do Território, localizada no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, para participarem no evento Desafios da alimentação sustentável e da cooperação ambiental, que terá lugar no próximo dia 10 de novembro, a partir das 15h00.

O encontro tem como objetivo fomentar um maior diálogo entre várias associações e outras organizações a nível nacional. ao longo da tarde, serão abordados assuntos referentes à intervenção eco ambiental, alimentação saudável, agricultura sustentável, soberania alimentar. além disso, estará em foco a necessidade de um reforço da cooperação interassociativa a nível ambiental.

a iniciativa é organizada por elementos da associação Famalicão em Transição, e da Campo aberto – associação de defesa do ambiente. De acordo com Manuela araújo, da associação Famalicão em Transição, o evento é demonstrativo da vontade de juntar esforços do movimento associativo que se dedica às questões ambientais, podendo ser um pontapé de saída para que o debate sobre alimentos transgénicos, tão importante e tão esquecido, se comece a fazer de forma mais alargada.

Por sua vez, Carlos Marques, da associação Campo aberto, frisa que há cada vez mais cidadãos inquietos com o que se passa de errado no ambiente e no território. O responsável acredita que a existência de uma cooperação ambiental poderá abrir portas para que os cidadãos e coletivos vençam o sentimento de impotência.

Em 2017, mais de 30 associações, outros grupos e entidades participaram num encontro que teve como mote ação ecoambiental, transição sustentável e regeneração. a iniciativa deu origem ao documento Carta de Famalicão, onde surgem as prioridades de defesa do ambiente no território português, em particular na região norte e noroeste.

as pessoas interessadas em participar na edição de 2018 devem inscrever-se previamente, sem qualquer custo associado. a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova Famalicão, informa o portal online Green Savers.