Os autores daquelas que forem consideradas as melhores ideias para tornarem os estabelecimentos de ensino mais sustentáveis vão receber um incentivo financeiro
Os autores daquelas que forem consideradas as melhores ideias para tornarem os estabelecimentos de ensino mais sustentáveis vão receber um incentivo financeiroOs estudantes de instituições de ensino superior portuguesas são desafiados a realizar uma auditoria ao estabelecimento que frequentam para detetarem problemas ambientais. Depois disso, devem identificar soluções para essas problemáticas. Os detentores das melhores ideias receberão um incentivo no valor de 7. 500 euros para a sua implementação.

Com o nome Novo Verde Packaging Universities award, esta iniciativa apurará um projeto vencedor no norte e centro de Portugal, mas também em Lisboa, alentejo, algarve, açores e Madeira. Será ainda nomeado um vencedor absoluto. a iniciativa é promovida pela Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, e conta com a parceria da aBaE/Programa Eco-Escolas, associação Portuguesa do ambiente (aPa) e Direção Geral da administração Escolar (DGaE).

O principal objetivo é sensibilizar os estudantes universitários para a importância da correta gestão de resíduos de embalagens através de um concurso e premiação de ideias para resolver problemas ambientais detetados nestes estabelecimentos de ensino, explica Filipa Moita, responsável de comunicação da Novo Verde.

De acordo com o profissional, a iniciativa visa ainda despertar a consciência deste “target”, mobilizando-o para a adoção, gestão e reprodução de comportamentos sustentáveis. Do programa fazem parte sessões de formação nos estabelecimentos de ensino, que suscitarão o debate de problemáticas extensíveis a vários setores e que implicam um esforço conjunto da comunidade.