Efeitos positivos de projeto piloto no Porto levam-no até Matosinhos, para motivar os clientes a levarem para suas casas as sobras das suas refeições no restaurante
Efeitos positivos de projeto piloto no Porto levam-no até Matosinhos, para motivar os clientes a levarem para suas casas as sobras das suas refeições no restauranteDepois dos excelentes resultados do projeto Embrulha, estreado no Porto, a programa alarga-se ao município de Matosinhos, através da disponibilização de embalagens sustentáveis e gratuitas aos restaurantes para que estes as possam oferecer aos seus clientes, dando-lhes assim a possibilidade de levarem comodamente e em segurança as suas sobras alimentares.

O alargamento deste projeto ao município de Matosinhos iniciou na última terça-feira, 16 de outubro, data em que se comemorou o Dia Mundial da alimentação. Nesta fase inaugural, a iniciativa conta com a cooperação de 14 restaurantes de Matosinhos, Leça da Palmeira, São Mamede de Infesta e Custóias. O projeto contará ainda com um acompanhamento para verificar a adesão dos cidadãos e avaliar o impacto desta ação na produção de resíduos alimentares dos restaurantes.

através desta iniciativa, os seus promotores pretendem atenuar o desperdício alimentar e reduzir a produção de resíduos. ao mesmo tempo, o projeto Embrulha pretende fazer ressurgir o hábito de guardar as sobras de uma refeição do restaurante e reaproveitar os bens alimentares que se converteriam em resíduos. a iniciativa é promovida pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) e pelos seus municípios associados.